segunda-feira, fevereiro 25

as nossas crianças

Partilhar

Vem hoje estampado na primeira página de todos os jornais, pelo menos nos gratuitos distribuidos por aí, que um relatório de Bruxelas coloca mais uma vez Portugal no fundo da tabela como um dos países da União Europeia onde se registam maiores níveis de pobreza.

Onde é que está a novidade!

Este relatório atribui um cenário cada vez mais negro no que diz respeito à protecção e inclusão social dos menores, estando o nosso país entre aqueles onde se registam os mais elevados níveis de pobreza nas crianças, pior mesmo só a Polónia. A Commisão Europeia refere que mais de 20% das crianças portuguesas vivem em risco de pobreza, estando em causa tanto os menores que vivem com adultos desempregados como os que vivem em famílias onde não há desemprego. Segundo especialistas estes números reflectem a sociedade actual, o fenómeno do endividamento nas famílias portuguesas e o cada vez maior existência de famílias monoparentais poder também ser determinante. Tem sido visível o desespero de muitos agregados familiares em virtude do aumento do custo de vida, do desemprego, da exclusão social e do super-endividamento, reflectindo-se no risco da exposição infantil à pobreza. O relatório conclui que 1 em 5 crianças portuguesas está em risco de pobreza mesmo com pais empregados. Esta situação já existe há muitos anos e ultimamente vem se agravado bastante, o que deixa estas crianças desprotegidas e numa situação de grande sentimento de inferioridade, revelando-se sobretudo no fraco aproveitamento escolar, em dificuldades de inserção na sociedade e futuramente inserção no mercado de trabalho. A situação de desestruturação familiar é apontada pelo Banco Alimentar para explicar "o agravamento das condições de vida" de muitas famílias. "Muitas crianças apenas se alimentam com o que lhes é servido nas escolas ou nas instituições de solidariedade social, nem sequer tomam pequeno-almoço em casa", "quando vão de férias regressam mais magras". As crianças estão cada vez mais sujeitas à violência familiar, violência entre crianças, abusos de toda a ordem, sendo muitas das vezes o alvo das frustrações de adultos da própria família.

Infelizmente não espero grandes melhorias deste negro cenário com a situação degradante da sociedade actual onde são muito raríssimos os exemplos de crianças que conseguem ultrapassar esta situação.

10 comentários:

Olá!! disse...

É triste, mas é a realidade...

paulofski disse...

É mesmo Olá e é urgente reflectir.

Boa noite

:)

Ka disse...

A imagem escolhida expressa bem a realidade do nosso país.

Há uma enorme falta de intervenção da segurança social no apoio real e estruturado. Vão valendo ainda as IPSS que acutam nas zonas mais carenciadas mas mesmo assim isto fica muito aquém do necessário.

Bom post :)

Beijoca e boa noite :)

paulofski disse...

Nem mais!...

Beijoca de volta.

Boa noite.

FM disse...

Triste, Triste e Triste.

liamaral disse...

Uma de muitas duras realidades!!

Por entre o luar disse...

beijinhos:)

E sorriso mais limitado.. pelo post que nos apresenta...*

paulofski disse...

É triste sim Francisco

paulofski disse...

E real e cada vez mais visivel Lili

paulofski disse...

Luar, no proximo vou abrir o sorriso novamente.

Beijos