sexta-feira, março 14

acordo ou não acordo !!!

Partilhar

Seria ótimo se na ação correta da atual dição afetiva entre lusófonos ouvesse uma ipótese de efetivar um contato percetível. De fato este aspeto é umanamente incorreto e contrarregra convitamente a nossa onestidade inteletual .

Perceberam?

Não, não são erros ortográficos. São apenas algumas das novas palavras que farão parte do futuro Dicionário de Língua Portuguesa, segundo o acordo ortográfico da língua portuguesa que o Conselho de Ministros aprovou na segunda proposta de resolução e que será depois conduzida à Assembleia da República. O Governo decidiu adoptar medidas de transição por um prazo de seis anos. As modificações propostas no acordo devem alterar 1,6 por cento do vocabulário de Portugal, de acordo com especialistas, e o alfabeto deixará de ter 23 letras para ter 26 com a incorporação do “k”, “w” e “y”...

Trrrrrimmmmmm..... Trrrrrimmmmmm..... Trrrrrimmmmmm.....

Desculpem... telefone.

Estoouuuu...

Oi galera, tudo bem?

É isso aí, pessoal! Estamos sabendo, desde já, que estão adotando o acordo ortografico, né?

É muito bom, mesmo! Quero parabenizar as pessoas que tiveram a brilhante idéia de acertar este novo acordo ortografico, melhorando aquele feito em 1991, certo?

Assim, a lingua portuguesa brasileira, passará a estar muito mais prôxima dos paizes que falam esta mesma lingua.

Considero otima a ideia de acertar coisas inuteis como letras mudas, acentos, hifens, palavras e verbos compostos, pois tudo isso é uma droga, né?

Aí galera, vamos colocar o pessoal das favelas a falar o mesmo portugues que nos falamos, o portugues acadêmico, né?

Aqui fica o batismo da nova versão da lingua portuguesa!

Tchau, pessoal


10 comentários:

Olá!! disse...

Excelente Paulofski
Aplausos para este post
Esta "estória" vai dar pano para mangas vai...
Beijo grande e com muito sol para pedalar

Paula Crespo disse...

Esta uniformização da língua não nos vai servir. Não acredito que passemos a vender mais livros para o Brasil nem que, com isto, se conquistem mercados de forma significativa. E há tanta coisa na língua portuguesa que devia ser uniformizada, regulada, e que não o é. Tantos aspectos que andam à deriva, ao sabor da maré, e que ninguém regula...

Xanda disse...

Ainda ontem ao almoço falava nisto.
Querem fazer um monte de alterações ao mesmo tempo, e não falo só na ortografia.
Estão a alterar tudo e drasticamente, a evolução é boa mas às vezes "alto lá e pára o baile"(risos).
Gostei mto do teu texto, jinhos.

FM disse...

Até parece que vamos voltar a fazer contas, como aconteceu com o Euro... Eu acho que vou manter os C's e outras coisas mais... Dá-lhe um ar mais Luso, não sei. (risos)

paulofski disse...

Estamos todos de acordo então.

Obrigado pela vossa opinião

Ka disse...

Bem começo por pegar no comentário do Francisco e dizer que continu orgulhosamente a fazer contas para os escudos :))) Não há forma de desistir de pensar em escudos...lol

Quanto ao português, este acordo tira-me do sério poisacho de uma falta de lógica incrível vir o povo a quem nós ensinamos o idioma agora impôr regras a dizer-nos como devemos nós escrever.
Mas pelo que percebi não é vinculativo na medida em que poderemos continuar a optar por escrever como sempre o fizemos o que já ajuda um bocadinho.

Beijinhos

paulofski disse...

Obrigado pelo comentário Ka. As novas gerações, influenciadas pelo audiovisual, irão lentamente "actualizando" o nosso português.

Beijinhos.

Por entre o luar disse...

Quanto a isto só ha uma coisa a dizer... ridiculo e surreal... Onde irá parar a lingua portuguesa?
:S

Beijinhos e sorriso*

liamaral disse...

Paulo sei que já não é novidade nos presenteares com posts muito bons, mas este, deixa-me dizer-te que está uma delicia! Muitos Parabéns! Mesmo!

Beijo grande com saudades!

Rafeiro Perfumado disse...

Não este rafeiro... excelente texto, jove (isto não é erro, é açoriano).

Abraço!