segunda-feira, outubro 19

ao sabor da corrente

Partilhar


Esta semana vou dar cor às palavras que vadiam pela minha mente, com imagens por mim retidas e que simplesmente as quero partilhar.


(Jardim do Parque da Prelada)

O final de tarde convidava-me para sair, com a minha máquina fotográfica, e sentir o pulsar da cidade. Sentir uma paz e tranquilidade assim de improviso! E como eu gosto de pedalar (é um prazer, sabiam?), não há nada melhor do que sair de casa e apreciar o tempo, esquecendo tudo o resto, até a hora de ponta, ao rumo dos Jardins de Outono.


(Jardim da Praça da Galiza)

Há quem diga que é cinzenta! Talvez, se assim a quiserem ver.... Mas, como podem? Será que já a percorreram quando a luz outonal realça os cinzentos do granito, branqueia o sujo das paredes, vermelha os enegrecidos telhados e amarela as verdes folhas caídas das árvores? É... como magia! É como dar cor às palavras.


(Jardins do Palácio de Cristal e vista sobre o Douro)

E podia dar cor às palavras chegando aqui a pé, pois podia, mas prefiro pedalar e chegar mais longe, quase voar, pelo prazer e pela sensação de paz e liberdade que me dá. Permitam-me então desenhar palavras, improvisar imagens e, com elas, voar!


(Jardim do Carregal)

Porém, infelizmente há quem não tente nos ignorar, e buzina-nos ao ouvido apenas porque vivem apressados e nos querem passar. Todos nós funcionamos por entre outros, guiados pelo egoísmo e satisfação das vontades imediatas. Resmungam, não abrandam e perdem pequenos momentos de paz e de felicidade. Perdem sabores.


(Jardim da Cordoaria)

E ter prazer é saborear. É sentir forte o vento de Outono que é morno, ao natural e sem aditivos. É saborear com os sentidos. Saborear com a visão, com o olfacto, com a audição, com o gosto e com o tacto. Degustar os cinco sentidos, com as sensações e emoções. Saborear com o olhar da cumplicidade ou simplesmente olhar! Olhar a cidade e as pessoas com um sorriso.


(Jardim de Massarelos)

Saborear com a língua mil e uma palavras que gostaria de falar, algumas delas doces, outras amargas, de sabor salgado, adocicado. Saborear com as mãos, acariciar, moldar as imperfeições, tocar ao de leve, num gesto meigo, a paisagem com a ponta dos dedos.


(Jardim do Passeio Alegre)

É saborear com o nariz, o cheiro da terra. O cheiro da brisa que o mar oferece. O cheiro de um café fresco. O cheiro da pele que vadia pela minha mente, simplesmente porque penso nela, e saborear assim é deixar-me com água na boca.


(Jardim da Praia do Molhe)

Saborear com os ouvidos, as melodias de que mais gosto, o som das palavras, da água que corre e da música que toca. O som dos silêncios e dos barulhos maravilhosos que dançam por entre as árvores.


(Parque da Cidade)

Saborear com todos os sentidos esta luz de Outono que lentamente se despede, e só porque o Sol tinha sono!



11 comentários:

Ka disse...

lá, ó faxabôre...

Todas me são bastante familiares mas a primeira então ;)

Beijos

ps - tenho de andar lá com o Pi que agora embirrou com a sua bicicleta..

Gi disse...

E o Tteu Porto é um jardim à beira-rio plantado.

Anonimo disse...

Continuo a gostar imenso o senhor ou senhora que escreve em c

hinez,comprendi

tudo.

Teté disse...

Olha, fiquei a conhecer mais dos jardins do Porto, do que na minha recente visita à cidade - também chovia que Deus a dava, né?

Mas gostei muito das fotografias, desse passeio guiado de bicicleta, desse saborear o Outono! :)

Beijocas!

Si disse...

Ó vizinho, estas fotos são de fazer inveja e de chorar por mais destas maravilhas do nosso Porto, sobre as quais também tenho aí uma coisita escrita que vai sair um dia destes.
Fantásticas imagens e fantástica prosa, quem fala assim do Porto, sente-o no coração, certamente!!

Anónimo disse...

Todas essas imagens me são tão familiares, que de repente pensei que estava em casa.

liamaral disse...

Lindo!
:) Beijinho

Patti disse...

Pela visão das fotos, fartaste-te de pedalar rapaz! Deliciosas e cheias de luz.

PB disse...

Para quem não conhece muito bem o Porto, como é o meu caso, certamente gostou deste passeio pelos jardins da cidade.
Foi um belo exercício fotográfico e de pedalada, presumo! Só te faz bem.
Abraço

Tó disse...

Boa Mano....grandes fotos, e a Tua Bicla fica bem em todas

Venham mais passeio guiados para dar a conhecer a nossa cidade à malta...

Tenho que sair... Vou à bola ver o nosso FCP

Abraço Mano

FM disse...

Parabéns Fotógrafo!
Estão muito bem, inclusive nas "sombras".
Abraço.