sexta-feira, abril 13

titã

Partilhar




foto PedroPink - Independent Filmmaker, DP, Editor.

"Tal como o antigo porto de Rodes, que possuía à entrada uma gigantesca estátua em bronze de Apolo (uma das famosas sete maravilhas do Mundo Antigo), também o porto de Leixões possui os seus “colossos” metálicos. São dois. Um em cada molhe. Únicos no mundo, os “titãs” são dois monumentais guindastes que documentam de forma privilegiada a época da arquitectura do ferro e da energia a vapor. São igualmente testemunhas fulcrais da própria edificação do porto – a maior obra de engenharia realizada em Portugal no século XIX. Foi, afinal, graças à sua força e à sua avançada decidida sobre o mar que os molhes de Leixões foram finalmente construídos no término de oitocentos, depois de séculos de sonhos e utopias.”

Os Titãs do Porto de Leixões - MEMÓRIA COLOSSAL, texto de Joel Cleto e Suzana Faro (in O Comércio do Porto. Revista Domingo, Porto, 26 de Novembro 2000, p.19-22.)

1 comentário:

Kok disse...

Nunca os vi!
Porque nunca foram devidamente publicitados? Seguramente!
às vezes parece que temos vergonha do que nos engrandece em contraponto de mostrarmos ostensivamente o que nos ridiculariza!
Somos (mesmo) um povo de contrastes...

O que se pede é que ali ou mias ao lado continuem a "mostrar-se"!

Akele abraço pah!