terça-feira, junho 19

e assim vai a nossa cidade

Partilhar



A 6 de Janeiro de 1948 foi inaugurada a Biblioteca Popular Infantil no Marquês. Há uns anos atrás, ficou devoluta.

As portas reabriram este Sábado, dia 16 de Junho de 2012, numa ocupação pacífica, pelas mãos de quem quer os espaços públicos abandonados disponíveis e vivos. “Se as prioridades camarárias não passam pela reabilitação do património abandonado, tomemos nós a acção de o libertar e tornar um bem comunitário”.

A biblioteca foi aberta à comunidade por um grupo de activistas que se propõe dinamizar ali actividades culturais, devolvendo o espaço ao usufruto da população.

Mas, cá no Porto, o que se faz de bom não dura nada. 

Ontem a biblioteca estava fechada pela edilidade.


A Câmara do Porto entaipou, esta terça-feira de manhã, a biblioteca do jardim do Marquês de Pombal que tinha sido ocupada por um movimento popular no passado domingo.

Numa operação acompanhada pela Polícia Municipal mas durante a qual não registaram incidentes – apenas alguns transeuntes criticavam a acção camarária quando passavam no local – o pequeno imóvel foi completamente selado.

Elementos do movimento sublinharam não ser o mesmo grupo que, no início deste ano, ocupou a escola da Fontinha. Embora admitam que os propósitos seriam semelhantes.


2 comentários:

Teté disse...

Esse Rui Rio faz-me lembrar aquela anedota de "nem truca-truca, nem sai de cima"! Do mesmo modo ele não dinamizxa a cultura, nem deixa que cidadãos se organizem para o fazer. Temos com cada estupor nesta terra!

Rafeiro Perfumado disse...

"Antes fechado pela autarquia que a funcionar pelo povo". Parece-me uma bela demonstração ditaturial..